17 de junho de 2013

Verdinha investe em conteúdo online

Rádio Verdes Mares ganha novo site, aproximando-se do usuário com informação exclusiva e atualizada

Com o advento da internet, as emissoras de rádio passaram a contar com mais um meio para estender seu alcance a um público que nem sempre estava na área de cobertura de sua transmissão. Assim surgiu a transmissão streaming (em tempo real, pela web) e serviços como o TuneIn, que oferecem a programação ao vivo das rádios de todo o mundo via internet. No Ceará, a Rádio Verdes Mares, que também tem sua programação disponível nas "ondas" da internet, é um exemplo de emissora que se aproxima do público e estende ainda mais sua presença com a prestação de informações online e recursos de interatividade. Para isso, a emissora conta agora com um novo site, investindo mais em conteúdo baseado em três pilares: notícias, entretenimento e esporte.

Além de oferecer a possibilidade de o usuário ouvir a programação via internet, o site da Rádio Verdes Mares traz conteúdo baseado em três pilares: notícias, entretenimento e esporte Foto: Kleber A. Gonçalves

A nova página eletrônica da "Verdinha" - como a rádio é chamada carinhosamente pelos ouvintes - traz notícias divididas em temas como esporte, entretenimento, saúde, polícia e serviços sociais. No link "Última Hora", por exemplo, o usuário tem informações constantemente atualizadas sobre os últimos acontecimentos. Já no link "Podcast", estão disponíveis narrações antigas e históricas de jogos e finais de grandes campeonatos de futebol - um outro forte da programação da emissora, que é a única emissora do Ceará com direito de transmissão dos jogos da Copa da Confederações e da Copa do Mundo da Fifa.

Aproximação
Para o diretor de jornalismo da rádio, Roberto Moreira, além de informar, o site vai também aproximar os profissionais da Verdinha dos ouvintes. "Ele vai ajudar a construir uma maior interação entre os comunicadores, que são extremamente populares, e o seu público ouvinte", comenta Roberto Moreira.

Na opinião da gerente comercial da emissora, Valéria Nobre, a presença da rádio na internet está associada ao pioneirismo, à inovação e à qualidade da informação. "O novo site e novos produtos digitais com a marca da Rádio Verdes Mares revelam a preocupação que a Verdinha tem de sempre servir ao público e a clientes com as melhores e mais adequadas opções em notícias, entretenimento, esportes e serviços", observa Valéria.

Estar mais próximo do público, que já é uma característica do rádio, incrementada agora com o uso da rede mundial, é o alvo também apontado por Ívila Bessa, editora-chefe de conteúdos digitais do Sistema Verdes Mares, ao qual pertence a emissora. "O objetivo é aproximar a atual audiência com os novos produtos editoriais da Verdinha em ambientes digitais, bem como atrair novos públicos", afirma. "Os esforços existem para que tenhamos à disposição do usuário mais conteúdo, mais experiência com a rádio, e em razão disso esperamos crescimento em audiência", completa Ívila Bessa.

Tempo real

Para quem quer conferir a programação da rádio em tempo real, o site relaciona dias, horários e notas sobre cada programa. Com o intuito de ampliar a interatividade, o espaço traz ainda todos os links da Verdinha nas redes sociais. O ouvinte também pode compartilhar as notícias com os amigos no Facebook, Twitter, Orkut e YouTube. "O usuário terá à disposição sistema de comentários, integração com atuação da Verdinha nas mídias sociais Facebook e Twitter, e acesso ao conteúdo de áudio, em formato de podcasts. Em breve, mais novidades de interação também serão entregues", afirma Ívila Bessa. Conteúdo exclusivo de matérias em texto e em áudio (com os podcasts) também são destaques apontados pelo editor-web da Rádio Verdes Mares, Victor Ximenes. "O rádio é um veículo centenário e focar na interatividade permite mesclar os ouvintes que já são fiéis com novos públicos", afirma Ximenes.

Líder em audiência entre as AMs há mais de 20 anos, a Rádio Verdes Mares transmite sua programação via satélite para uma rede de emissora interligada com todas as regiões do Ceará, atingindo mais de 97 municípios do Estado. O esporte, o jornalismo e a utilidade pública são as principais marcas da programação da rádio, que conta com repórteres e correspondentes em todo o Ceará.

Mais informações

A Rádio Verdes Mares transmite na frequência AM 810 KHz e sua programação e conteúdo online podem ser conferidos no site http://www.verdinha.com.br/

Nenhum comentário: