16 de junho de 2013

Papa rejeita ideologias que não respeitam a vida

Papa Francisco pede que fiéis rejeitem CIDADE DO VATICANO, 16 Jun 2013 (AFP) - O papa Francisco pediu neste domingo a milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro para a jornada do "Evangelho da Vida" que não se deixem guiar por "ideologias e lógicas que impõem obstáculos à vida" e que "não a respeitam".
Em uma homilia para a qual muitos esperavam referências específicas a temas polêmicos como o aborto, a eutanásia, a bioética e as manipulações genéticas, o Papa se referiu às ideologias e lógicas "ditadas pelo egoísmo, pelo interesse próprio, pelo lucro, pelo poder e pelo prazer e não pelo amor e pela busca do bem do outro".
Do altar montado na escadaria da Basílica de São Pedro, Francisco disse também que o resultado dessas lógicas é que "o Deus vivo é substituído por ídolos humanos e passageiros que oferecem um inebriante momento de liberdade, mas que, no final, são portadores de novas formas de escravidão e de morte".
O "cristão é um homem espiritual e isto não significa que viva 'nas nuvens', fora da realidade como se fosse um fantasma". Ele "é uma pessoa que atua na vida cotidiana, segundo Deus", disse.
"Digamos sim ao amor e não ao egoísmo, digamos sim à vida e não à morte, digamos sim à liberdade e não à escravidão de tantos ídolos de nosso tempo. Em uma palavra, digamos sim a Deus, que é amor, vida, liberdade e nunca defrauda", concluiu.
O papa argentino havia feito uma referência ao aborto em meados de maio, durante uma marcha de grupos e organizações em defesa da vida, pedindo que "seja garantida a proteção jurídica do embrião" de maneira que "o ser humano seja protegido desde o primeiro instante de sua existência".
Quebrando novamente o protocolo dos encontros na Praça São Pedro, Francisco percorreu em seu papamóvel a Via de la Conciliazione, a grande avenida que liga o rio Tibre à Praça São Pedro.
E como faz normalmente, pediu que o papamóvel parasse dezenas de vezes para beijar e abraçar as crianças que se aproximavam dos guardas. Segundo o serviço de imprensa do Vaticano, cerca de 100.000 fiéis foram à Praça São Pedro neste domingo.
Ao concluir a oração do ngelus e a missa, o pontífice saudou os motociclistas do encontro europeu Harley Davison que há alguns dias ocupam Roma e estavam na praça.

Nenhum comentário: