Com espírito de muita fé e esperança, milhares de católicos se reuniram, na noite de ontem, em louvor e oração para acompanhar a procissão em homenagem a Nossa Senhora de Fátima. O cortejo fez parte das tradicionais celebrações do dia 13 de maio, seguido por missa campal presidida pelo padre Ivan de Souza no Santuário de Fátima, encerrando a programação. A festa da padroeira ocorre desde o último dia 4, com o tema "Celebrando a fé no mês de Maria".
A caminhada começou na Igreja do Carmo, às 18h30, e terminou no Santuário de Fátima, onde a Santa foi recebida com uma chuva de fogos de artifício. Missa campal foi celebrada pelo padre Ivan de Sousa.A caminhada teve início na Igreja do Carmo, no Centro da Cidade, às 18h30, passando pelas avenidas Duque de Caxias, Barão de Aratanha e 13 de Maio. Em cada trecho do trajeto, mais fiéis se juntavam ao cortejo, que reuniu pessoas de todas as idades em um encontro de louvor, orações, e agradecimentos por graças alcançadas.
Nem mesmo a breve chuva foi empecilho para os católicos, que, munidos de terços, rosas, velas e blusas brancas, celebravam Fátima.
Foi por uma graça atendida que a administradora Auxiliadora Conrado Leite, 53, percorreu todo o percurso com os pés descalços. O sinal de penitência é cumprido rigorosamente há 20 anos, desde que começou a participar das homenagens. "Todo dia 13 de cada mês, venho à igreja. Agradeço o ano todo por tudo que consigo", diz.
A autônoma Bárbara Ribeiro, 21, também tem motivos para se emocionar. Veio de longe, da cidade de Florianópolis (SC), especialmente para agradecer pela recuperação após uma difícil cirurgia. "Há três meses, me operei para remover um tumor no cérebro e, em decorrência do procedimento, fiquei com o lado esquerdo do meu corpo paralisado. Fiquei na cadeira de rodas, fiz fisioterapia e, hoje, estar aqui e já poder fazer todos os movimentos e viver normalmente é um milagre", relata a jovem.
Sua prima, a autônoma Christiane Pereira, 40, muito devota de Fátima, enviou uma imagem da Santa à cidade de Bárbara como um convite. "Fiz uma intenção que, se ela ficasse boa, estaríamos aqui hoje agradecendo a Nossa Senhora", explica.
Santuário
A imagem da Santa foi recebida no Santuário de Fátima com uma chuva de fogos de artifício, que iluminaram o céu em diversas cores, encantando o público que aguardava o cortejo. "Viva a Virgem de Fátima", entoou o padre Ivan. A cozinheira Waldirene Rodrigues, 39, sempre foi devota, mas nunca havia participado das comemorações. Acompanhada da filha Sara, 8, esperou com ansiedade para louvar a Santa. "Para mim, ela representa paz, amor, fraternidade e humildade. É como uma mãe", diz.
As festividades do dia 13 movimentaram desde cedo as proximidades do Santuário Nossa Senhora de Fátima. Ao todo, 11 celebrações eucarísticas fizeram parte da programação do dia, que contou, segundo a organização, com um público de mais de 60 mil pessoas. A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e fiscais da Regional IV trabalharam para manter a ordem e a segurança da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário