21 de maio de 2013

Os benefícios para a saúde humana e ambiental

As boas práticas à mesa incluem desde o zelo com a origem e o sistema de produção do alimento. Entre as escolhas estão as frutas, verduras e legumes in natura

Produtos orgânicos ou convencionais? Eis a questão. O preço e a dificuldade de encontrar frutas, verduras e legumes in natura ainda afugentam os consumidores, mesmo os mais cientes das vantagens que eles representam para a saúde, pois auxiliam na prevenção de doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes e obesidade.

Produtos frescos e de boa procedência são vitais para uma dieta saudável.

Os alimentos orgânicos resultam de um sistema de produção onde são empregadas técnicas isentas de pesticidas sintéticos, fertilizantes químicos, medicamentos veterinários, organismos geneticamente modificados, conservantes, aditivos e irradiação. Também são utilizadas práticas de gestão e manejo que não poluem os mananciais e evitam a erosão do solo.

É esse conjunto de práticas que assegura produtos de melhor qualidade em aroma, sabor e, principalmente, por sua baixa toxidade e maior durabilidade.

Segundo a nutricionista Maria Soraia Pinto, mestre em Saúde Pública, alguns estudos sugerem que os efeitos dos agrotóxicos estão associados a uma série de doenças, incluindo disfunções neurológicas (Doença de Alzheimer), alguns tipos de câncer (especialmente os hormônio-dependentes), problemas respiratórios, infertilidade e má- formação congênita.

"É importante citar que tais problemas atingem tanto o consumidor como o agricultor que aplica os produtos no campo", diz Maria Soraia, doutoranda em Saúde Coletiva de ampla parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor) e Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Higienizar é preciso

Para avaliar o volume de resíduos e agrotóxicos que chegam à mesa do consumidor, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária realiza o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para). Segundo dados de 2010, pimentão, morango e pepino lideram a lista composta pelos itens com maior número de amostras contaminadas por agrotóxicos. Nos testes, a alface e a cenoura também apresentam altos índices de contaminação e merecem atenção e cuidados.

Lavar os alimentos em água corrente não é suficiente para retirar a carga de agrotóxicos. Eles devem ser higienizados para a retirada dos elementos químicos presentes na superfície. "As frutas e hortaliças devem ser higienizadas com água sanitária sem perfume ou hipoclorito de sódio e água corrente. Não esquecer de submeter frutas e verduras com casca ao mesmo processo, pois ao cortá-las, é possível contaminá-las internamente", destaca a nutricionista.

Salienta, ainda, que o hábito de adicionar vinagre à água para limpar frutas e legumes não contribui, efetivamente, para isentar os alimentos de impurezas danosas à saúde. Tal conduta não elimina bactérias e elementos químicos, ajudando apenas a soltar a terra e os insetos presos aos legumes, frutas e verduras. 

Nenhum comentário: