31 de maio de 2013

Helicóptero tomba e fere empresário

Uma intensa rajada de vento teria provocado o acidente quando José Carlos Pontes já havia desembarcado

Um acidente com um helicóptero particular, ocorrido, ontem, no Município serrano de Guaramiranga (distante102Km da Capital), no Maciço de Baturité, deixou em estado grave o empresário José Carlos Pontes, 61 anos, controlador do Grupo Marquise. Ele está internado em um hospital particular de Fortaleza onde foi submetido a uma delicada cirurgia na noite passada.

Cerca de uma hora depois do acidente, o empresário foi trazido para Fortaleza e desembarcou do helicóptero ´Fênix 03´ da Ciopaer numa maca, na Praça da Bandeira. De lá, foi encaminhado à Emergência do Instituto Dr. José Frota.

Por volta do meio-dia, a aeronave transportando a família de Pontes pousou no Sítio Tibagi, de propriedade do empresário. Todos já desembarcavam do aparelho, quando uma rajada de vento teria provocado o tombamento da aeronave.

Nesse momento, o piloto e José Carlos Pontes já estavam fora do helicóptero. O empresário caminhava com uma neta nos braços. Ele tentou proteger a criança no instante do sinistro, mas teve uma das pernas atingida por uma das pás da hélice da aeronave.

A esposa e a filha do empresário, além da babá da criança saíram praticamente ilesas, apenas com pequenas escoriações. Elas foram atendidas, ainda no local por socorristas de uma ambulância do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu).

Outro helicóptero também pousou no campo do Estádio Municipal de Guaramiranga, onde os familiares do empresário embarcaram com destino a Fortaleza. A esposa, a filha e a babá da neta de Pontes sofreram lesões leves Foto: Kiko Silva

Em situação mais grave, José Carlos Pontes foi levado de ambulância até o estádio municipal de Guaramiranga e, em seguida, transportado em um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) para o Instituto Doutor José Frota (IJF), nesta Capital, onde recebeu atendimento de urgência.

Cirurgia

Pouco tempo depois, o empresário foi transferido para o Hospital São Mateus, no Papicu. Por volta das 20h30, Pontes passou por uma cirurgia na perna atingida pela hélice da aeronave.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa do Grupo Marquise confirmou o acidente e informou que, apesar da gravidade da lesão, o empresário não corre risco de morte.

Logo que a notícia do acidente se espalhou pela cidade de Guaramiranga, muitos curiosos residentes nas proximidades do Sítio Tibagi foram até o local na tentativa de entrar e ver de perto a aeronave que havia tombado. No entanto, funcionários da propriedade impediram que as pessoas se aproximassem do local. Os portões foram fechados e a área isolada para não comprometer o trabalho da Perícia.

Na frente do estádio de Guaramiranga, outra multidão se concentrava e acompanhou o momento em que o helicóptero Fénix 03, da Ciopaer, decolou para Fortaleza transportando a vítima, já estabilizada pelos médicos. Logo em seguida, outra aeronave do mesmo tipo, mas particular, levantou voo transportando os familiares do empresário.

Na Praça da Bandeira, no Centro, familiares amigos de José Carlos Pontes aguardavam a chegada da aeronave da Ciopaer. Movimentação de igual intensidade foi registrada no IJF, até a transferência do empresário para o hospital particular.

Pontes passou por cirurgia na noite passada

O helicóptero tombou logo após o pouso. Uma perícia no aparelho vai esclarecer o fato FOTO: DIVULGAÇÃO
Conforme a assessoria do Grupo Marquise, o empresário José Carlos Pontes passou por uma cirurgia, na noite de ontem, no Hospital São Mateus, no Papicu, mas não corre risco de morte.

Pontes é o controlador do Grupo Marquise, que atua em diversos setores da economia, em vários Estados brasileiros, como construção civil, hotelaria, limpeza urbana e na área de comunicação. Os familiares dele também foram medicados e, em seguida, receberam alta médica.

FERNANDO BARBOSAREPÓRTER

Nenhum comentário: