5 de dezembro de 2012

Novo presidente é eleito pela unanimidade da Casa e como 1° Secretário Dep. Sérgio Aguiar


Posse dos vitoriosos só acontecerá no início do mês de fevereiro, com a abertura dos trabalhos do ano legislativo


A Assembleia Legislativa oficializou a sua nova Mesa Diretora para os próximos dois anos. A eleição, ocorrida ontem, foi rápida e consensual. Fazia tempo que a Casa não acolhia tantos parlamentares em seu plenário: 45 dos 46. Apenas o deputado Dedé Teixeira (PT) faltou à sessão, pois encontra-se em viagem. Por unanimidade, os parlamentares elegeram os novos dirigentes da Casa, dentre eles, o novo presidente, deputado José Albuquerque (PSB), que assumirá o comando da Casa a partir de fevereiro de 2013. Deputado José Albuquerque comemora sua vitória após o anúncio do resultado oficial feito pelo presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio. Todos os 45 deputados presentes à sessão votarão na chapa oficial. O atual presidente da Assembleia, deputado Roberto Cláudio (PSB), prefeito eleito de Fortaleza, coordenou o processo de indicação dos nomes para a nova Mesa e foi quem presidiu os trabalhos da sessão especial de ontem. Ao registrar a chapa, momentos antes da votação, o deputado José Sarto (PSB) disse que Roberto Cláudio conduziu esse processo procurando atender todos os partidos com assento no Legislativo, de forma regimental e pacífica.

Oito partidos foram contemplados com os 10 cargos da Mesa Diretora, incluindo titulares e suplentes. A divisão da Mesa ficou assim: José Albuquerque (PSB) como presidente; Tin Gomes (PHS) como 1º vice-presidente; Lucílvio Girão (PMDB) como 2º vice-presidente; Sérgio Aguiar (PSB) como 1º secretário; Manoel Duca (PRB) como 2º secretário; João Jaime (PSDB) como 3º secretário; e Dedé Teixeira (PT) como 4º secretário. As vagas de suplentes foram divididas entre os deputados Ely Aguiar (PSDC), como 1º vogal; Ferreira Aragão, como 2º vogal e Sineval Roque (PSB), como 3º vogal.

Secreta

Após a chapa ser registrada os deputados começaram a digitar seus votos no painel eletrônico. A votação foi secreta. Ao anunciar o resultado, Roberto Cláudio fez questão de frisar que não houve nenhuma abstenção ou voto contrário aos integrantes da nova direção do Poder Legislativo estadual. Os 45 parlamentares presentes disseram sim à nova Mesa Diretora, como já era previsto, pois a única chapa foi apresentada com o consenso dos parlamentares. Após a votação, José Albuquerque subiu à tribuna e fez um breve discurso. Emocionado, o novo presidente do Poder Legislativo cearense fez muitos agradecimentos. Ele agradeceu aos deputados; ao governador e presidente do seu Partido, Cid Gomes; ao ex-ministro Ciro Gomes (PSB) e ao deputado Ivo Gomes (PSB), quem chamou de amigos e ao povo de sua cidade, Massapê, representado nas galerias, com faixa de saudação ao "filho ilustre de Massapê". "Estou nesta Casa há 22 anos e hoje é um momento de muita emoção. Muito obrigado mesmo a todos os parlamentares", ressaltou. José Albuquerque disse que a missão de presidente da Assembleia não é fácil, mas com a ajuda dos demais membros da Mesa, dos colegas deputados e daqueles que já comandaram o Legislativo estadual, citando o deputado Welington Landim (PSB), ele acredita que se tornará fácil cumprir essa missão, adiantando que em fevereiro, uma das primeiras ações como presidente será conversar com os partidos e lideranças para decidir as indicações dos deputados que irão integrar as comissões técnicas.

Metas

Em entrevista, o parlamentar informou que pretende dar continuidade ao trabalho que foi feito pelos presidentes que o antecederam. Uma de suas metas, adianta, é aproximar cada vez mais a sociedade do Parlamento, destacando que vai se dedicar para fazer a intermediação entre a Assembleia e o Governo do Estado, apostando também no diálogo. "Sempre trabalhei aqui pelo diálogo. Os parlamentares me conhecem, conversava todo dia com a maioria dos parlamentares", pontuou.  Para o cargo mais disputado da Mesa Diretora dessa vez não teve disputa. Logo no início das negociações, Cid Gomes, como presidente estadual do partido, validou o nome de José Albuquerque. Não é a primeira vez que ele teve o nome indicado para o cargo. Na eleição para o primeiro biênio desta legislatura, 2011/2012, Albuquerque concorreu com Welington Landim para ser o presidente da Casa. Como nenhum dos dois abriu mão, Roberto Cláudio foi indicado para unir a base aliada.

Nenhum comentário: