5 de setembro de 2012

Sérgio Aguiar ressalta obras do lote 5 do São Francisco

Dep. Sérgio Aguiar (PSB)O líder interino do Governo na Casa, deputado Sérgio Aguiar (PSB), destacou, durante o tempo de liderança desta terça-feira (04/09), que na última sexta-feira (31) o governador Cid Gomes e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, assinaram a Ordem de Serviço para as obras do lote 5 da Transposição do Rio Francisco. Segundo ele, o trecho é um dos mais importantes e vai beneficiar os municípios de Mauriti, Jati e Brejo Santo.

Conforme lembrou, o projeto São Francisco é uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que vai levar água para 12 milhões de pessoas em 390 municípios de quatro estados: Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande Norte.

O parlamentar disse que a iniciativa é uma forma de se consolidar a interligação de bacias e ressaltou que a expectativa é que o programa “fortaleça” a população dos municípios mais carentes, minimizando o impacto dos efeitos da estiagem.

IPECE
Ao citar estudo realizado semana passada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Sérgio Aguiar noticiou que Fortaleza registrou crescimento de 44,4% no número de domicílios com fornecimento de água da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) nos anos de 2000 a 2010.

De acordo com ele, os serviços de esgotamento sanitário tiveram crescimento de 81,1% em uma década. Fortaleza tem atualmente uma cobertura de esgoto de 53,62%. No quesito abastecimento de água, dados apontam que 98,46% da população da Capital tem acesso aos serviços de água. Ainda conforme o deputado, Fortaleza está em 9º lugar no ranking de maior expansão de domicílios contemplados com abastecimento de água, dentre as 27 capitais mencionadas na pesquisa, e o 2º lugar considerando as 10 capitais mais populosas do Brasil. A Capital Cearense permanece nessas mesmas posições em relação aos serviços de esgotamento sanitário.

Para o parlamentar, os números representam avanços significativos e mostram que a população “está bem assistida” pela Companhia.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PV) reforçou o pronunciamento, destacando que os números são claros, ao apontar para um crescimento. No entanto, cobrou a mediação do Legislativo para que as intervenções da Cagece não prejudiquem a malha viária da Cidade.

Nenhum comentário: