O eleitor precavido que quiser tirar o título pela primeira vez ou transferir o seu domicílio eleitoral deve procurar o cartório eleitoral mais próximo desde já. Isso porque a movimentação do cadastro eleitoral neste ano fecha em 9 de maio, 6 meses antes das eleições municipais marcadas para outubro. Procurando o cartório agora, o eleitor fica livre das filas e aglomerações.
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e maiores de 70. A transferência do título deve ser feita pelo eleitor que mudou de residência.
O jovem que completar 16 anos até 7 de outubro (dia do 1º turno) pode votar nas eleições gerais de 2012, desde que solicite seu título até 9 de maio.
Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral munido de documento de identidade, comprovante de endereço recente e comprovante de quitação militar para homens entre 18 e 45 anos. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para o alistamento porque não contêm nacionalidade/naturalidade e filiação, respectivamente.
No caso de transferência, o eleitor deve levar o título de eleitor, os comprovantes de votação ou justificação de eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.
Blog do Rochinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário