12 de outubro de 2011

Camocim é uma das áreas cotadas a receber estaleiro


Clique para Ampliar
Camocim já havia sido cogitado para abrigar projeto de estaleiro na época do Promar Ceará


Camocim é uma das cinco áreas que poderão vir a receber um dos três estaleiros que ainda serão construídos no País. A praia, de acordo com fonte ligada à Transpetro que não quis identificar-se, está incluída em estudo elaborado pela estatal, e entregue ao governador Cid Gomes na última segunda-feira, para a identificação de possíveis espaços adequados a receber um empreendimento deste porte no litoral cearense.
O Diário do Nordeste informou no último dia 15 de setembro, com exclusividade, que o presidente da Transpetro - subsidiária da Petrobras -, Sérgio Machado, entregaria o nome de cinco áreas, candidatas a receber um projeto do tipo, ao governador do Estado.

Aval do governador
Informou ainda que o aval seria dado pelo chefe do executivo Estadual porque, pelo fato de o Ceará não contar com baía, o espaço teria de ser criado, o que demandaria investimentos a serem financiados pelo próprio caixa do Governo.

"O Ceará é sempre uma opção. Temos que discutir a viabilidade desses terrenos para saber se podemos colocar o Estado nessa disputa", declarou Sérgio Machado ao Diário ainda em setembro último.

Exclusão
Conforme noticiado à ocasião, Fortaleza sequer foi incluída no levantamento da estatal justamente pela polêmica do Estaleiro Promar Ceará, que dominou a agenda política do 1º semestre de 2010 devido ao embate político entre Cid, a favor do projeto; e da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, que se posicionava contra por já ter um projeto para a área do Serviluz, a qual, em 2010, era a única opção à indústria. Com a polêmica, o Promar foi para Pernambuco.

Oficialmente, a Transpetro confirma apenas os dados divulgados pelo jornal há quase um mês. "A Transpetro apresentou ao governo do Ceará estudo sobre possíveis locais para a instalação de um estaleiro no estado, com exceção de Fortaleza. O estudo apontou cinco alternativas. A escolha da melhor área será feita pelo governo do estado", posicionou-se em nota.

Frota em expansão
Atualmente, o País precisa de mais um estaleiro de grande porte e dois de tamanho médio para dar conta das encomendas que devem ser feitas, especialmente para a exploração do pré-sal. O Brasil possui a quinta maior carteira de navios do mundo e a quarta maior de petroleiros; e a frota ainda deve dobrar até 2020. (DB)


Fonte DN

Nenhum comentário: