20 de outubro de 2011

Brasileiro está dividido sobre pena de morte

A maioria dos brasileiros concorda com a prisão perpétua como medida de redução da criminalidade, aponta pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) e divulgada ontem. A pesquisa foi feita entre 28 e 31 de julho deste ano com 2.002 pessoas acima de 16 anos, em 141 municípios. Entre os entrevistados, 69% se disseram totalmente ou parcialmente a favor de manter um criminoso preso até o fim da vida.
Quanto à pena de morte, entretanto, os entrevistados ficaram divididos: 46% se disse total ou parcialmente a favor, enquanto outros 46% de declararam total ou parcialmente contrários. Para Renato da Fonseca, gerente-executivo de pesquisa da CNI, o resultado mostra que a população defende maior rigor nas punições para reduzir a criminalidade. “Mas esse entendimento ainda não é suficiente para que defendam a pena de morte”, afirmou.
Entre as medidas apontadas pelos entrevistados para melhorar a segurança no país, prevalecem as de caráter repressivo, como o maior combate ao tráfico de drogas, o aumento de policiamento nas ruas e o aumento de penas. Entretanto, nas perguntas específicas, 90% dos entrevistados concordaram com a afirmação de que ações sociais como educação e formação profissional contribuem mais para diminuir a violência do que ações repressivas. 

Nenhum comentário: