9 de abril de 2011

TRE vai instalar seções eleitorais em comunidades indígenas do Ceará

As seções eleitorais serão instaladas nas comunidades indígenas com, no mínimo, 20 eleitores aptos a votar.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) assinam convênio, na próxima segunda feira (11), às 17 horas, na Sala de Sessões do TRE, para instalação de seções eleitorais especiais em comunidades indígenas.

A Justiça Eleitoral terá o suporte da FUNAI com informações sobre os povos indígenas no Ceará, fornecendo dados sobre quantitativo de índios, localização das comunidades e contatos das suas lideranças. Em parceria com o TRE, a FUNAI também auxiliará na indicação dos prédios públicos, preferencialmente escolas indígenas, para a realização dos trabalhos de alistamento, revisão, transferência e instalação das mesas receptoras de votos.

As seções eleitorais serão instaladas nas comunidades indígenas com, no mínimo, 20 eleitores aptos a votar. Nessas condições, de acordo com levantamento preliminar, deverão ser instaladas 21 seções eleitorais em 14 municípios: Aquiraz, Aratuba, Canindé, Caucaia, Crateús, Itapipoca, Itarema, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pacatuba, Poranga, Quiterianópolis, São Benedito e Tamboril.

De acordo com os dados repassados pela FUNAI, existem hoje no Ceará 89 comunidades indígenas, em 17 municípios, onde residem cerca de 22.500 pessoas, das quais 14 mil estariam aptas a votar.


Ceará agora

Nenhum comentário: