13 de abril de 2011

PREFEITO SE DECLARA ANALFABETO NA INTERNET

O prefeito de Dom Cavati (MG), cidade de 5.210 habitantes a 270 km de Belo Horizonte, pode perder o mandato por causa de um vídeo, postado no YouTube, em que afirma ser analfabeto. Um processo pedindo a cassação do mandato de Jair Viana (DEM) tramita na Justiça Eleitoral desde julho de 2009, informa a Folha Online.
No vídeo, Viana faz um curto discurso durante festa de aniversário da cidade mineira em 2009. O prefeito tropeça no português em vários momentos do vídeo. "Sou analfabeto, mas sei trabalhar”.
Como a legislação eleitoral não permite que pessoas que não saibam ler e escrever concorram a cargos públicos, o segundo colocado na eleição para prefeito, Pedro Sobrinho (PT), entrou com ação de impugnação de mandato eletivo no TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral).
A eleição de 2008 terminou empatada entre os dois candidatos, que receberam 1.919 votos cada. Sobrinho, que tentava a reeleição, perdeu pelo critério da idade, usado quando os candidatos recebem o mesmo número de votos. Ele tinha 45 anos no dia da eleição, enquanto o vencedor estava com 75.



Nenhum comentário: