1 de abril de 2011

DILMAS FILGUEIRAS DEIXA O COMANDO DO CEARÁ

O soldado alvinegro cansou das desgastantes batalhas no comando do Ceará e disse um até logo. Na tarde de ontem, em Porangabuçu, o técnico Dimas Filgueiras, acompanhado do presidente do clube, Evandro Leitão, declarou que estava deixando o comando técnico do Vovô. Vágner Mancini será seu substituto e comanda o primeiro treino na segunda-feira.E não havia momento melhor para desligar-se. Afinal, Dimas entrega o Ceará com todas suas metas alcançadas. Manteve o time na Série A em 2010, o classificando para a Sul-Americana, ganhou o 1º Turno do Estadual e na última quarta-feira, contra o Brasiliense, classificou o time para as oitavas de final da Copa do Brasil. "Não seria justo ele sair por baixo. Com a classificação na Copa do Brasil, Dimas deixa o comando do time de forma honrosa", lembrou Evandro Leitão.E Dimas não escondeu a emoção deixar o cargo de técnico. Ele será coordenador técnico do clube. "Como sou torcedor e treinador, sofro demais nos jogos. Me desgasto muito. A pressão era grande, principalmente da família e tenho que pensar nas pessoas que me cercam. Mas deixo o cargo de técnico satisfeito, com a missão cumprida". De fato, a recente trajetória de Dimas foi positiva. Ele assumiu o Vovô no dia 12 de setembro de 2010, após a terrível passagem de Mário Sérgio, para comandar o Ceará contra o Santos, pela Série A, no Castelão. Desde então, foram 40 jogos, com 20 vitórias, 14 empates e apenas 6 derrotas, com um aproveitamento de 61.66%, incluindo Série A (18), Estadual (18), Campeonato do Nordeste (1) e Copa do Brasil (3).
Pedido
Mas o número de jogos poderia ter sido menor. Na derrota diante do Guarani, a primeira em 2011 após 17 jogos, Dimas já queria ter deixado o cargo. "Depois daquele jogo ele demonstrou o desejo de não permanecer. Segui tentando o fazer mudar de ideia mas antes do jogo contra o Fortaleza, e após, ele me pediu novamente. Pedi para que ele treinasse o time contra o Brasiliense, afinal, era um jogo importante".
E o destino foi justo com Dimas Filgueiras. Na despedida do Castelão, o Ceará empatava em 1 a 1 com o time candango e estava eliminado. Mas aos 47 minutos, Nicácio fez o gol da vitória, naquele que foi o jogo de número 483 dele no comando da equipe.
Mas ainda haverá o jogo 484. Dimas comandará o time contra o Crato, no sábado. "Foi meu último pedido a ele, que fará a transição com o outro treinador, que inicia na segunda", afirmou Evandro Leitão. E como todo soldado, Dimas não descartou voltar a treinar o time. "Quem sabe não retorne um dia para completar os 500 jogos no comando", finaliza o soldado alvinegro, que mesmo em sua despedida, já pensa no próximo chamado do Vovô.
NOVO COMANDO
Mancini: só falta assinar
Falta só assinar o contrato. O técnico Vágner Mancini, o preferido da diretoria do Ceará, já está acertado com o clube e deve assinar contrato até amanhã.
A assessoria de Mancini confirmou, na noite de ontem, que foi fechado um acordo com o clube, mas sem divulgar valores e a extensão do contrato.
O vice-presidente do clube Robinson de Castro, confirmou que falta apenas assinar o contrato. "Ele é o nome. Está tudo acertado com ele, mas ainda não assinou contrato".
O técnico deve acompanhar a partida contra o Crato e assumir o time na segunda-feira. O planejamento agrada a Dimas Filgueiras - agora coordenador de futebol profissional do clube - que foi treinador de Mancini na conquista do Estadual 2002. "Ele é uma pessoa de minha confiança, foi meu jogador, meu capitão e campeão comigo. Conversei com ele nesses dias e o ideal é que ele chegue, veja o jogo contra o Crato avalie os jogadores que terá em mãos".
E Dimas prepara a transição. O agora coordenador técnico ajudará Mancini a conhecer melhor o elenco. "A minha saída vai proporcionar ao Mancini preparar melhor o time para o Campeonato Brasileiro. Estamos com caminho andado no estadual, ele terá condição de ganhar o segundo turno e o campeonato", analisa.



Nenhum comentário: