7 de fevereiro de 2011

Paredões atrapalham festejo

No lançamento do bloco, ontem, foliões reclamavam da falta de fiscalização para inibir os carros de som

Pode não parecer, mas nem toda "barulheira" é bem-vinda nos pré-carnavais de Fortaleza. No lançamento do bloco Sai na Marra, no bairro Ellery, na manhã de ontem, os carros e "paredões" de som atrapalharam os festejos. Era a disputa entre as marchinhas de carnaval no pólo de Lazer da Sargento Hermínio e os "pancadões" que, em alto som, pareciam incomodar quem queria brincar.
Cerca de quatro "paredões" estacionaram próximo ao bloco, fazendo muito barulho. "Todo ano é a mesma situação. É uma convivência difícil com os donos dos carros de som que acabam privatizando o espaço público, fazendo confusão e vendendo bebidas alcoólicas de modo irregular. Falta mais fiscalização, educação e as ações de controle que ainda são muito centralizadas na Praia de Iracema e no Centro da cidade", critica um dos participantes do bloco, Agnaldo José Aguiar.

Lotação
Apesar dos contratempos, o polo de lazer ficou lotado, eram crianças fantasiadas, adultos e idosos dançando no ritmo dos velhos carnavais de marchinhas e muita alegria que acabou contagiando todos que foram ao lançamento do Sai na Marra, bloco que estará nas ruas, oficialmente, nos próximos sábados a partir das 16 horas, com a ala infantil, e as 18h30min com os adultos.
"Tentamos fazer tudo organizado, respeitando o limite de 22 horas para fazer silêncio, mas com os "paredões" está difícil manter a paz, tem que acabar com isso", diz o coordenador do bloco, Wescley Sacramento, 18.
O Saina Marra já tem 11 anos, percorre 3 quilômetros entre as ruas do bairro Ellery e os organizadores esperam aglomerar mais de 5 mil pessoas por dia. No final, haverá concurso para escolher a melhor fantasia.
Ainda sobre os "paredões", a vereadora Eliana Gomes (PC do B), foliã assídua do bloco, condena a prática de disputa entre os sons. Para ela, mais do que nunca, é preciso dar urgência ao projeto de lei 0198/2009 do também vereador Guilherme Sampaio (PT) que tenta "proibir o funcionamento dos equipamentos de som automotivos popularmente conhecidos como paredões do som nas vias, praças, praias e demais logradouros públicos no âmbito do município de Fortaleza". Eliana afirma que, já na terça-feira, fará pronunciamento na Câmara dos Vereadores pedindo pressa na votação do projeto, mais rigor na fiscalização e presença mais ostensiva da Prefeitura para banir essa prática.
Confirmando que a presença dos "paredões" atrapalha a festa, a coordenadora da equipe de fiscalização da Secretaria Executiva Regional (SER) I, Lucila Menezes, comenta que a situação já é antiga, vem de outros pré-carnavais.
"Estamos com cinco fiscais aqui no polo para tentar controlar a situação. Sempre que alguém vai lá ligar um carro de som muito alto, a gente pede para desligar, mas, infelizmente, eles retornam a atrapalhar. Tentamos dialogar", comenta Lucila Menezes.

Tema
Com o tema "Depois do cara vem a coroa" - título em alusão aos oito anos do governo Lula e da sua sucessora e atual presidente da República, Dilma Rousseff - o Sai na Marra, neste ano, homenageia o educador João Firmino de Sousa Filho, diretor do Ginásio Henrique Ellery, que funcionou de 1959 até a década de 1990, no Bairro do Álvaro Weyne.
A concentração do Sai na Marra acontecerá sempre aos sábados a partir das 16 horas na Praça da Associação (Rua Almeida Filho esquina com rua Dr. Ataualpa).
Para Beethoven Rodrigues, um dos organizadores do grupo, "a ideia é reforçar a principal marca do bloco que é contribuir com a revitalização dos carnavais populares onde o povo faz a própria festa e a sua fantasia", afirma.



IVNA GIRÃO
REPÓRTER

Nenhum comentário: