Em pleno recesso, alguns deputados permanecem em Brasília tentando a liberação de suas emendas ao Orçamento deste ano. Ao explicar que a tentativa de liberação dos recursos, objeto de emendas individuais aprovados no Orçamento da União faz parte do trabalho dos parlamentares, o deputado Mauro Benevides (PMDB) lamenta que muitos municípios fiquem à margem das liberações.
No que se refere às emendas de bancada ele diz que o Ministério do Planejamento ainda não determinou a liberação, mas ainda há esperanças de que o faça, tendo em vista que se trata de recursos destinados à obras estruturantes que implicam no desenvolvimento do País. Embora não se apresente como otimista quanto à liberação, entende que vale à pena continuar tentando.
As emendas individuais, vez por outra criticadas porque acabam sendo objeto de negociações políticas, na avaliação do ex-presidente do Congresso Nacional, acabam sendo uma forma de o parlamentart corresponder a confiança que lhe foi depositada nas urnas na área de sua influência eleitoral. Para ele a expectativa é de que o dinheiro liberado seja aplicado sem descaracterização.
A deputada Gorete Pereira diz que considera importantes as emendas individuais porque são por meio delas que muitos municípios recebem recursos para obras importantes. Apesar das críticas ao atual Governo quanto à liberação, ela assegura que o que acontece agora é semelhante ao que foi registrado em administrações passadas.
Ela diz que no Governo Fernando Henrique Cardoso os deputados de oposição nunca tiveram a liberação de 100% dos recursos das suas emendas.
29 de dezembro de 2009
Luta para a liberação das emendas individuais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário