10 de novembro de 2009

Daiane: "foi um erro ter usado o remédio"


A ginasta Daiane dos Santos falou pela primeira vez sobre o exame antidoping positivo que realizou em junho deste ano, para o diurético furosemida.
Em coletiva realizada na sede do Clube Pinheiros, nesta segunda-feira, ela confessou que fez uso de um remédio para tratamento de gordura localizada que continha a furosemida, mas desconhecia a característica dopante da substância.
"Foi um erro ter usado (o remédio), eu não sabia na época. Como eu ia trabalhar anos e anos da minha carreira, treinado com dor e nunca ter sido pega no doping e agora que eu não posso competir, eu faria isso", afirmou a atleta, que confirmou ter informado o uso do remédio no formulário da Agência Mundial Anti-Doping (Wada) que preencheu quando fez o exame.
Daiane afirmou que o tratamento foi feito por uma biomédica para tirar gordura localizada, que também não sabia que a substância não poderia ser usada pela ginasta. A ginasta diz que foi "ingênua" por ter se consultado com uma profissional que não tem ligação com a medicina esportiva.
"O tratamento foi feito pela minha biomédica, quando ela fez ela não sabia. Eu perguntei: 'tem alguma coisa, dessas enzimas, que possa fazer mal?. Eu tenho alergia a Plasil'. Ela disse que não teria nada de errado, que não tinha problemas. Ela não sabia que essa substância poderia ser usada".


Nenhum comentário: