13 de agosto de 2012

Agora é na cidade maravilhosa

m festa de despedida, capital inglesa se despede com pop-rock e dá boas-vindas à cultura e ao samba brasileiro

Os Jogos Olímpicos de Londres foram oficialmente encerrados ontem, com a cerimônia que aconteceu no Estádio Olímpico e "passou o bastão" para o Rio. Agora, a cidade brasileira passa a ser a capital da Olimpíada, já que receberá o evento daqui a quatro anos. Por isso, o Brasil teve espaço considerável na festa que marcou o adeus britânico.


Em uma festa com muitas luzes, verde e amarelo do Brasil foi destaque.

Algumas referências à cultura brasileira foram feitas durante a festa, com direito a shows. Foram oito minutos destinados ao Brasil, que foi representado pelos cantores Seu Jorge, BNegão e Marisa Monte, os atletas Robert Scheidt e Maurren Maggi, a modelo Alessandra Ambrósio e até pelo famoso gari Renato Sorriso. Para completar, Pelé também apareceu na festa.

Despedida

O clima da cerimônia britânica era uma mistura de alívio, pelo sucesso da organização dos Jogos, e orgulho, pela qualidade do evento. O esporte deu espaço à arte e a festa tinha o claro objetivo de mostrar a cultura local, tudo com muita luz e música. No total, foram mais de 4.100 participantes, sendo 3.500 voluntários adultos e 380 crianças.

A primeira parte da cerimônia tratou da cultura britânica. Desde as paisagens de Londres até sensações experimentadas na cidade eram retratadas. A parte musical recebeu muita atenção dos organizadores, que fizeram questão de mostrar os estilos ouvidos no país. Desde roqueiros históricos, como John Lennon e Freddie Mercury, até a nova banda pop One Direction, todos tiveram seu espaço.

Após inúmeras apresentações musicais, a bandeira grega foi hasteada e o hino da Grécia foi tocado para dar início ao próximo ciclo olímpico oficialmente. Então foi feita a transferência da bandeira olímpica para as mãos do prefeito do Rio, Eduardo Paes. A bandeira brasileira também foi hasteada, ao lado da grega, e o Hino Nacional mostrava que a Olimpíada já era de responsabilidade do País.

Começou então o show brasileiro, com o gari Renato Sorriso "ensinando" um segurança a sambar e comandando a batucada, ao lado de passistas. Agora, será a vez de se encontrar no Rio.

Nenhum comentário: