18 de setembro de 2013

PSB deve anunciar hoje devolução de cargos no Governo

Com a pressão para que o PSB entregue cargos no Governo Federal, Eduardo Campos convocou reunião para hoje em Brasília. As definições terão implicações nos estados e o Ceará é um dos pontos mais estratégicos.

Campos e Cid divergem em relação ao papel do PSB em 2014O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, convocou, em caráter emergencial, uma reunião em Brasília com a executiva da sigla. O encontro ocorre na manhã de hoje e a expectativa é que o partido anuncie a entrega de cargos no Governo Federal, após pressão de aliados da presidente Dilma Rousseff (PT) e de setores do próprio PSB. O Ceará é ponto estratégico nessa articulação e as posições definidas em Brasília terão repercussão direta nos estados. Além disso, começam, na prática, os lances com vistas à corrida eleitoral do próximo ano. A entrega dos cargos não estava nos planos do partido até o último sábado. Mas passou a ser considerada após a pressão e a especulação de que Dilma tiraria os cargos indicados por Campos, pretenso candidato à presidência no próximo ano. O mais provável é que, mesmo entregando os cargos, a aliança oficial com o PT seja mantida pelo menos até março do próximo ano, atendendo posição da tendência majoritária do comando do partido.
O PSB tem atualmente dois ministros. Fernando Bezerra na Integração Nacional e o cearense Leônidas Cristino na pasta de Portos – secretaria com status de ministério. Leônidas é ligado ao governador Cid Gomes (PSB) e nome cotado para disputar o Governo do Estado no próximo ano. Conforme O POVO apurou, Campos esteve reunido com Leônidas ontem à tarde, na sede da secretaria. Leônidas informou, através da assessoria, que o assunto da reunião foram apenas obras portuárias de Recife. No Ceará, o partido comanda a Companhia Docas e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Esses cargos também deverão ser entregues.
Cid em Brasília
Cid embarcou para Brasília na manhã de ontem, na companhia do presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque (PSB). A assessoria do governador informou que ele cumpriu agenda no Supremo Tribunal Federal (STF), junto com outros governadores, para tratar sobre alterações nas regras do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e que não teria nenhuma agenda política na viagem. Na manhã de ontem, quando estava na Assembleia Legislativa, a deputada Eliane Novais (PSB) recebeu ligação de um membro da cúpula nacional do PSB e embarcou à tarde para Brasília, na companhia no irmão Sérgio Novais (PSB). Ambos integram a ala histórica do partido e rivalizam internamente com Cid. O futuro de ambos também deve ser definido nas reuniões de hoje. “Se o governador Cid Gomes continuar no partido nossa permanência não tem mais sentido”, afirma Eliane. Ela e Sérgio estão negociando a transferência para a Rede Sustentabilidade, partido que a ex-senadora Marina Silva ainda corre para viabilizar. Porém, dizem que ainda aguardam a última proposta de Eduardo Campos.

Nenhum comentário: