15 de setembro de 2013

Camocim encanta com suas praias de belezas primitivas

Município aposta no potencial da faixa litorânea, onde dunas, mangues e lagoas naturais são atrativos para os visitantes


Camocim. Situada a aproximadamente 20km da Praia de Maceió contempla-se a Barra dos Remédios, considerada uma das praias paradisíacas mais bonitas do país em 2008, segundo a Revista Viaje e Turismo, tendo ficado em 5º lugar. Apesar disso, ainda são poucos os turistas que conhecem o destino.

Barra dos Remédios detém paisagem pouco explorada pelo turismo.

Rica em belezas naturais, Camocim possui duas rotas principais de turismo: uma mais procurada que segue para a Ilha do Amor com travessia de balsa. De lá, o roteiro é feito pela Lagoa da Torta, Duna do Funil, Tatajuba e Guriú. A outra segue para a divisa do Ceará com o Piauí, indo pela Praia das Barreiras, Praia do Farol, Maceió, Praia do Xavier e termina na Barra dos Remédios. Com uma paisagem dominada por dunas móveis, lá se encontra uma das dunas mais altas do Ceará que oferece ao turista uma visão panorâmica de toda a região.

A Barra dos Remédios possui uma paisagem diferente do resto do litoral de Camocim devido à presença dos mangues. A vegetação é típica de mangue e reúne uma rica fauna. Já as águas são caracterizadas pelo encontro do mar com o Rio dos Remédios.

O acesso só é possível de buggies ou veículos com tração 4x4 pelas dunas e trilhas que são um verdadeiro labirinto. Então para se chegar até lá, é necessário a companhia de um guia que conheça bem a região.

De acordo com o guia turístico e presidente da Associação dos Bugueiros, Elson Monteiro, o local ainda é pouco explorado seja por visitantes ou moradores. "Do município vem mais quem tem transporte próprio, como 4x4. Faz fogueira, luau. Já os turistas, quando vem a Barra dos Remédios, ficam encantados", conta. Para ele, o turismo desse lado de Camocim ainda não foi desenvolvido parte por pouca divulgação, parte pela falta de estrutura. "Quem vem pra cá tem que trazer tudo o que vai consumir. Se quiser passar a noite, só acampando. Ou então retorna para Maceió, 20km antes por um caminho que é um verdadeiro labirinto para quem não conhece", adverte.

Desenvolvimento

A vila de pescadores Maceió vem se desenvolvendo há uma média de dez anos. Hoje já é possível encontrar pousadas, hotéis, restaurantes e barracas na beira da praia, oferecendo suporte ao turismo local.

Natural de Tatajuba, outro destino procurado, Elson explica que o que aconteceu nessa parte da praia foi que os moradores entenderam que o turismo é um meio viável de vida.

"Tanto em Tatajuba quanto em Maceió as pessoas acolheram o turismo como um trabalho e, sobretudo, uma oportunidade. Coisa que moradores da vila da Barra dos Remédios ou Praia do Xavier ainda não vislumbraram, tirando seu sustento principalmente da pesca".

Guia desde os 7 anos de idade em Tatajuba e bugueiro já há 17 anos, Elson entende que o turismo sustentável e ecológico é possível. Em sua vila natal, foi adotada a Rede Cearense de Turismo Comunitário, conhecida como Rede Tucum. Nesse conceito, os moradores vão na direção contrária ao turismo convencional. Nele a população local possui o controle sobre o seu desenvolvimento, sendo diretamente responsável pelo planejamento das atividades e pela gestão das infraestruturas e também serviços turísticos.

Potencial
"As possibilidades para Barra dos Remédios hoje são inúmeras para quem quiser investir. Colocar uma barraquinha nas margens, uma pequena pousada ou mesmo uma área de camping com estrutura. O local também tem potencial para a prática de esportes em um ponto mais adiante", Elson enumera.

Os passeios entretanto, são inúmeros. A partir de Camocim, podem ser feitos roteiros para Jericoacoara, Lagoa azul e Paraíso, Tatajuba e Lagoa da Torta, Dunas do Funil. Maceió e Passeio Ecológico no Rio Coreaú, que é feito de barco.

Ações estão sendo estudadas para a melhoria do Turismo na cidade. A secretária de Turismo de Camocim, Elda Aguiar, conta que tem estudado diversos pontos onde acredita que possa melhorar o turismo, tanto para moradores quanto para visitantes.

Pensando nessas melhorias e em parceria com o Sebrae e outras instituições, ela tem participado de feiras como a ocorrida no período de 4 a 8 deste mês, por ocasião da 41ª Feira de Turismo das Américas (Abav) no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Durante a feira foi entregue kit de divulgação com folder e pen drive com as belezas naturais de Camocim e brindes: barcos de madeira e chapéus de palha. "E como diferencial, houve degustação de castanhas que foi um sucesso entre os visitantes. O evento foi uma grande oportunidade para que Camocim fosse visto novamente como um importante destino turístico", destaca Elda.

O município já foi uma cidade portuária e atualmente participa da economia cearense como um dos principais polos pesqueiros do Estado.

O atrativo principal da Zona Urbana é o Rio Coreaú, que divide a cidade da Ilha do Amor e de outros atrativos naturais, como as lagoas no meio das dunas. Para atravessar o rio e conhecer essas belezas, os moradores locais auxiliam no transporte de turistas e carros através de balsas. E é ai que começam algumas dificuldades, como o horário de ida e volta.

A única balsa que realiza essa travessia encerra suas atividades às 17h, impossibilitando um passeio mais longo com pernoite em Camocim ou mesmo dois passeios feitos pelos guias.

Como presidente da Associação dos Bugueiro, Elson conta que há hoje 20 bugues fazendo rotas pelo Município e seguindo até Jeri, após atravessar novamente de balsa pelo Guriú

Para os moradores e pequenos empresários, os investimentos no turismo ainda estão deslanchando. A cidade conta com hospedagem de qualidade, mas o fechamento do Boa Vista Resort em março de 2011 causou, além da demissão de 120 funcionários locais, queda nos pacotes de operadoras de turismo nacionais e internacionais.

A expectativa é que melhore após a visita técnica das operadoras de turismo internacionais, em agosto desse ano. Eles visitaram a Rota das Emoções no Ceará numa visita técnica denominada Discovery Latam envolveu as empresas aéreas Lan Airlines/TAM, Ministério do Turismo, Secretárias de Turismo estaduais e municipais, Sebrae e empreendedores com atividades desenvolvidas ao longo do roteiro.

Êxito
Ao todo, foram recepcionados representantes de 12 empresas, sendo cinco da Alemanha, uma da Suíça, duas Áustria, uma da Espanha e três da Inglaterra.

Para a secretária, a experiência obteve êxito. "Apresentamos os destinos do município e as vantagens que eles oferecem, como a prática de kite e wind surf, praias paradisíacas e uma culinária de qualidade. Com a criação de um pacote dentro da rota, haverá estimulo no turismo e economia da região", ressalta.

Mais informações:Secretaria Municipal do Turismo
Rua: Engenheiro Privat, 179 Altos - Centro - Camocim
Telefone: (88) 3621. 0478

Nenhum comentário: