27 de junho de 2013

DELTA DO PARNAÍBA:Uma joia piauiense

Parnaíba, junto ao litoral do Piauí, é o ponto de partida para uma viagem por uma apoteose de natureza, onde a emoção aflora a cada mergulho no cenário perfeito para o turismo ecológico
Cinco "braços" desenhados pela natureza se abrem em direção ao Atlântico, mas quem abraça a paisagem de pleno equilíbrio, vida e luz é o turista. O destino é o Delta do Parnaíba. O espetáculo do rio que se ramifica em várias direções antes de encontrar o mar só acontece em três lugares do mundo. O Nordeste brasileiro foi privilegiado. No Estado do Piauí, o rio Parnaíba parece se distribuir em presente, oferecendo o único delta em mar aberto das Américas.

O passeio pelo Delta do Parnaíba oferece natureza e belas paisagens.

O Delta do Parnaíba é formado por 73 ilhas fluviais, imensas dunas, florestas de igarapés, praias de água doce ou salgada, lagoas transparentes e animais exóticos. A maior parte se encontra em território maranhense, mas é o Piauí que o exalta como atrativo diferenciado para os amantes do turismo ecológico e de aventura em meio à comunhão da água doce do rio com o mar e à biodiversidade de uma floresta tropical preservada.

O passeio pelos caminhos das águas pode ter até cinco horas ou mais de duração. Quem decide é o visitante, que avança em direção à foz do Parnaíba em iates, barcos ou lanchas popularmente chamadas de "voadeiras". A viagem proporciona breves encontros com os ribeirinhos em seus barcos simples e coloridos. Algumas embarcações são tão minúsculas que parecem se perder na vastidão de água margeada pelo verde exuberante, enquanto garças e guarás colorem o céu quase sempre ensolarado.

O turista se deixa levar pelo ritmo das águas, lentas ou revoltas, dependendo do horário do passeio, e se harmoniza com o cenário natural preservado e em silenciosa festa. Surpresas surgem a cada curva do rio Parnaíba. O Delta se revela como o maior paraíso ecológico do Piauí e de todo o Nordeste brasileiro. O vento que sopra constante refresca o passeio e proporciona uma sensação de liberdade ainda maior enquanto se navega pelo mar de vida a cada dia mais piauiense. 

Nenhum comentário: